Review 1/72 DH. 100 Vampire FB.6 “Pinocchio Nose” – Special Hobby SH72391
O Vampire,
O DH. Vampire é um caça à jato utilizado pela RAF (Royal Air Force). Sua história tem início logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando a RAF encomendou um novo avião à jato para entrar em sua frota. O primeiro voo do Vampire aconteceu em 1943, e ninguém menos que Geoffrey de Havilland estava nos comandos do protótipo.
O Vampire foi a segunda aeronave com motores deste tipo a entrar em operação com a RAF, sendo o primeiro o Gloster Meteor. O modelo serviu de 1955 até 1966 como treinador. Outros países também utilizaram esta fantástica aeronave que teve muitas variantes incluindo uma naval (Sea Vampire) sendo esta a primeira aeronave com motores à jato a ser utilizada em porta aviões em toda a história. No total cerca de 2368 unidades foram construídas em diferentes versões.
Me lembro de na adolescência ter lido o livro “O Pastor” de Frederick Forsyth que conta a história de um piloto de Vampire que é ajudado por um “avião fantasma” vale a pena ler este livro.
A força aérea da Suiça equipou os seus Fb.6 com assentos ejetáveis e também com um nariz mais alongado, dando a ele o apelido (não oficial) de Pinocchio.
Abaixo algumas fotos que fiz quando visitei o Museu Kbely em Praga no ano de 2011:
O kit,
Para os fãs dessa pequena aeronave este kit é um “must have”. São 4 sprues, 22 peças em resina e uma folha de photoetched. No total são 77 peças injetadas, sendo que algumas delas não serão utilizadas, pois pertencem a versões diferentes da aeronave.
Este kit já faz parte da nova tecnologia de injeção que vem sendo utilizada pela Special Hobby, veja mais neste post aqui sobre a visita que realizei na fábrica da Special Hobby, portando o nível de detalhamento é superior.
O que chama mais a atenção são as linhas de painel, todas muito finas e adequadas para a escala, em alguns locais até as marcas de rebites estão presentes. Os detalhes externos da fuselagem e das asas são melhores que os do kit da Airfix, mais finos e mais detalhado. A montagem da fuselagem também achei mais inteligente, uma vez que ela é feita em partes superior e inferior.
O interior é simples, com assento, painel de instrumentos e manche. Não há painéis laterais. Os instrumentos e os cintos de segurança são fornecidos em forma de decalque. Isso é suficiente para quem pretende montar o kit com o canopy fechado, mas para os modelistas que pretendem montar o canopy aberto, recomendo um set de aftermarket ou resina para complementar.
Falando em resina, o kit vem com alguns detalhes externos, como tanques e foguetes, além de mais algumas pequenas peças. O trem de pouso é um show à parte, detalhado e com o centro das rodas separado, algo que sempre ajuda um bocado na montagem do modelo.
Quanto aos decalques são impressos pela cartograf, então de ótima qualidade, e compreendem 4 pinturas diferentes (ver abaixo). Na folha de decalques também estão inclusos os stencils.
As transparências são de ótima qualidade e permitem montar o modelo como canopy aberto ou fechado. O manual de instruções é impresso em tamanho A5, colorido e em papel couché, melhor qualidade impossível. As tintas recomendadas
Este é um kit totalmente recomendado se você é fã de aviação Inglesa. De longe o melhor Vampire na 1/72 que já vi.
Onde comprar,
Onde comprar,
Este kit do Vampire pode ser comprado diretamente na Special Hobby, e custa cerca de 393 Kč, aproximadamente 70 Reais + Frete. Para comprar clique aqui.
Este kit foi gentilmente cedido pela Special Hobby durante a visita que fiz em sua fábrica.
Meu muito obrigado para a Special Hobby!